O Fórum de Comunicação e Relações Institucionais do Setor Energético - Energicom nasceu em Brasília, em abril de 2025, durante um encontro pioneiro que conectou profissionais, acadêmicos e especialistas para compartilhar experiências e soluções em comunicação e relações institucionais no setor de energia no Brasil e no mundo.
O Energicom nasceu como um espaço permanente de troca e colaboração, contribuindo para a construção de um setor mais integrado, inclusivo e sustentável. O objetivo é que o Fórum integre as áreas de comunicação e relações institucionais no setor de energia, alinhando-se às tendências mais recentes em gestão de reputação e construção de confiança, transformando desafios em oportunidades no setor de energia. Esse conceito se fundamenta na importância da transparência, da gestão de stakeholders e da integração de saberes para criar valor para as organizações e para a sociedade.
Esta Masterclass Inteligência Artificial Aplicada à Comunicação e Relações institucionais é uma das ações do Energicom e vai abordar:
A integração da IA com ferramentas de análise de dados para prever tendências políticas e regulatórias.
Ferramentas de machine learning e big data para mapear e prever mudanças no ambiente legislativo.
O uso da inteligência artificial para analisar discursos políticos, tendências de regulamentação e movimentações legislativas.
O papel das redes sociais e do NLP (Processamento de Linguagem Natural) na captação de insights estratégicos.
Como as empresas podem se preparar para integrar IA em suas estratégias de comunicação e RIG.
🎙️Sobre Iara Lemos
Consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pós-graduada em Inteligência Artificial pelo Atlantic Council GeoTech Center (EUA), Iara Lemos é delegada do colegiado de Inteligência Artificial da Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).
Gaúcha de Santa Maria, onde se formou em Jornalismo, trilhou carreira como repórter por mais de 20 anos nos principais veículos brasileiros (Folha de S. Paulo, G1, Zero Hora, entre outros), o que lhe rendeu premiações de jornalismo como o Esso e o Direitos Humanos, além da autoria do livro-reportagem A Cruz Haitiana- Como a Igreja Católica usou de seu poder para esconder religiosos, fruto de diversas viagens ao Haiti.
Radicada em Brasília há 15 anos, Iara cultivou uma ampla rede de contatos e ampliou sua atuação. Mestranda em Estudo Sobre as Mulheres - Gênero, Cidadania e Desenvolvimento, pela Universidade Aberta de Lisboa (UaB), tornou-se também consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), integrando a delegação do Coletivo da Sociedade Civil do Controle Social do SUS na 77° Assembleia Mundial da Saúde, na Suíça, em 2024.
Hoje sócia da Free Minds Comunicação, é co-autora do livro Crime contra Mulheres. Acredita na igualdade social e no papel que a Inteligência Artificial terá para moldar um futuro mais inclusivo e igualitário.